O Programa de Educação Patrimonial que está sendo realizado na Área do Projeto Salobo visa o cumprimento da Portaria Nº 230 de 17 de dezembro de 2002, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que prescreve a realização de programas de educação patrimonial juntamente a projetos arqueológicos.
O Programa se baseia em três metodologias: Metodologia da Educação (Horta Grumber; Monteiro, 1999), a Proposta Triangular de Ensino Aprendizagem em Arte (Barbosa, 1998) e a Metodologia da Pesquisa-ação (Thiollent, 1998).
No primeiro ano do programa realizou reuniões de mobilização e palestras contemplando os eixos temáticos de Identidades Culturais, Cultura, Diversidade Cultural e Interculturalidade, História da Arte e Fundamentos da Arqueologia, juntamente com as oficinas sobre desenho de observação, luz e sombra, figura humana, cor e arqueologia.
Neste segundo ano do programa, as ações educativas estão sendo os desdobramentos das oficinas realizadas no primeiro ano, de novas técnicas e o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos.
A proposta do terceiro ano do Programa é dar continuidade às ações de educação patrimonial, instigando os atores sociais ao protagonismo social; difundindo o conhecimento sobre o patrimônio arqueológico, propiciando construção estética e trocas culturais e gerando redes de integração para o exercício da cidadania e responsabilidade perante o patrimônio arqueológico. E ainda incentivando para a criação, por parte dos atores sociais, de uma Associação de Agentes Patrimoniais.
O Programa se baseia em três metodologias: Metodologia da Educação (Horta Grumber; Monteiro, 1999), a Proposta Triangular de Ensino Aprendizagem em Arte (Barbosa, 1998) e a Metodologia da Pesquisa-ação (Thiollent, 1998).
No primeiro ano do programa realizou reuniões de mobilização e palestras contemplando os eixos temáticos de Identidades Culturais, Cultura, Diversidade Cultural e Interculturalidade, História da Arte e Fundamentos da Arqueologia, juntamente com as oficinas sobre desenho de observação, luz e sombra, figura humana, cor e arqueologia.
Neste segundo ano do programa, as ações educativas estão sendo os desdobramentos das oficinas realizadas no primeiro ano, de novas técnicas e o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos.
A proposta do terceiro ano do Programa é dar continuidade às ações de educação patrimonial, instigando os atores sociais ao protagonismo social; difundindo o conhecimento sobre o patrimônio arqueológico, propiciando construção estética e trocas culturais e gerando redes de integração para o exercício da cidadania e responsabilidade perante o patrimônio arqueológico. E ainda incentivando para a criação, por parte dos atores sociais, de uma Associação de Agentes Patrimoniais.
Coordenadora do Programa de Educação:
M.S Janice Shirley Souza Lima
Consultoria em Arqueologia - MPEG:
Drª. Maura Imázio
Coordenadora do Centro de Arqueologia – MPEG
Drª. Edithe Pereira
M.S Janice Shirley Souza Lima
Consultoria em Arqueologia - MPEG:
Drª. Maura Imázio
Coordenadora do Centro de Arqueologia – MPEG
Drª. Edithe Pereira
Educadores:
Zenaide Paiva
Simone Moura
Paulo Cézar Simão
REFERÊNCIAS
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Portaria nº 230. 2002.
LIMA, Janice Shirley Souza; Relatório Anual do Programa de Educação Patrimonial para a Área do Projeto Salobo ano I, Belém 2006.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Portaria nº 230. 2002.
LIMA, Janice Shirley Souza; Relatório Anual do Programa de Educação Patrimonial para a Área do Projeto Salobo ano I, Belém 2006.
Ah.. gostei da temática Educação Patrimonial, lembrou nossos velhos tempos nos museus... boa iniciativa meu amigo...
ResponderExcluirAbraçosss
Gostaria de ver mais fotos do trabalho que vcs desenvolvem!!!!
ResponderExcluirParabens