sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Programa de Educação Patrimonial que está sendo realizado na Área do Projeto Salobo visa o cumprimento da Portaria Nº 230 de 17 de dezembro de 2002, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que prescreve a realização de programas de educação patrimonial juntamente a projetos arqueológicos.
O Programa se baseia em três metodologias: Metodologia da Educação (Horta Grumber; Monteiro, 1999), a Proposta Triangular de Ensino Aprendizagem em Arte (Barbosa, 1998) e a Metodologia da Pesquisa-ação (Thiollent, 1998).
No primeiro ano do programa realizou reuniões de mobilização e palestras contemplando os eixos temáticos de Identidades Culturais, Cultura, Diversidade Cultural e Interculturalidade, História da Arte e Fundamentos da Arqueologia, juntamente com as oficinas sobre desenho de observação, luz e sombra, figura humana, cor e arqueologia.
Neste segundo ano do programa, as ações educativas estão sendo os desdobramentos das oficinas realizadas no primeiro ano, de novas técnicas e o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos.
A proposta do terceiro ano do Programa é dar continuidade às ações de educação patrimonial, instigando os atores sociais ao protagonismo social; difundindo o conhecimento sobre o patrimônio arqueológico, propiciando construção estética e trocas culturais e gerando redes de integração para o exercício da cidadania e responsabilidade perante o patrimônio arqueológico. E ainda incentivando para a criação, por parte dos atores sociais, de uma Associação de Agentes Patrimoniais.
Coordenadora do Programa de Educação:
M.S Janice Shirley Souza Lima
Consultoria em Arqueologia - MPEG:
Drª. Maura Imázio
Coordenadora do Centro de Arqueologia – MPEG
Drª. Edithe Pereira
Educadores:
Zenaide Paiva
Simone Moura
Paulo Cézar Simão
REFERÊNCIAS
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Portaria nº 230. 2002.
LIMA, Janice Shirley Souza; Relatório Anual do Programa de Educação Patrimonial para a Área do Projeto Salobo ano I, Belém 2006.

2 comentários:

  1. Ah.. gostei da temática Educação Patrimonial, lembrou nossos velhos tempos nos museus... boa iniciativa meu amigo...
    Abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ver mais fotos do trabalho que vcs desenvolvem!!!!
    Parabens

    ResponderExcluir