terça-feira, 28 de setembro de 2010

Educação Patrimonial na Área do Projeto Sossego

Projeto de Educação Patrimonial na Área do Projeto Sossego foi desenvolvido ao longo de aproximadamente quatro anos em Canaã dos Carajás, correspondente ao período de Novembro de 2002 a Maio de 2006 e integrou o Programa de Arqueologia Preventiva na Área da Mineração Serra do Sossego realizado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG em parceria com a Companhia Vale do Rio Doce – CVRD e com o apoio da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia – FIDESA e a Sociedade Zeladora do Museu Goeldi.

Situa-se na Região Sudeste do Estado do Pará, onde foi implantado pelo Governo Federal, em 1982, o Projeto Carajás que assentou no local 1.555 famílias oriundas, principalmente, dos Estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Possui uma área territorial de 3.150 quilômetros quadrados, limita-se ao Norte e a Oeste com o município de Curionópolis e ao Sul com os municípios de Água Azul do Norte e Sapucaia. Sua emancipação política ocorreu em 1994

O projeto contou com a participação de 211 moradores (crianças, adolescentes e adultos) da área urbana e das vilas Bom Jesus, Planalto, Ouro Verde e Mozartinópolis. O grupo de adultos foi composto de professores, agricultores, donas de casa, comerciários, entre outras profissões, e os grupos de crianças e adolescentes com estudantes das escolas locais, na faixa etária de 7 a 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário