sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Percepção Cultural por meio do Desenho e Pintura

A oficina: Espaço destinado à comunidade para produção e reflexão do desenho enquanto expressão artística, englobando várias ações, entre elas, atividade de construção de um pensamento sobre os bens culturais da região em foco, em um trabalho contínuo e sistemático para artesões e professores. Experênciar a leitura das imagens relacionadas à arqueologia, tendo como referência os grafismos, pinturas rupestres, e os bens culturais da região, nos ajudam a como diz a autora:
“propiciar a compreensão sobre as evidencias por meio de observação e analise de modo que os atores sociais percebam como ocorre a reconstituição do passado por meio dos vestígios materiais” (LIMA, 2005. p.14)
Assim propomos exercícios de introdução ao desenho com a realização de jogos de interação com grupo e atividades que possam desmistificar o “eu não sei desenhar”; desenvolvendo temas como: Identidade, memória e patrimônio cultural local com ênfase na arte rupestre; descrevendo a imagem, observando a temática, os elementos compositivos (linha, forma, cor, textura) e em seguida registrar graficamente no papel, exercitando assim criatividade e a técnica do desenho em seus vários aspectos. Teremos como objetivo nesta oficina experênciar o processo de percepção e criação plástica tendo o desenho como fio condutor nas atividades pratica, e propor a integração dos participantes pelos exercícios realizados com o grupo.
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DE PACOVAL PRAINHA / PA /outubro de 2008
Coordenadora: Janice Shirley Souza Lima
Educadores: Paulo cézar Simão e Simone Moura

Bibliografia:LIMA, Janice Shirlei Souza. Caderno de Educação para o Patrimônio Arqueológico, 1. In: Mídias Pedagógicas para o Projeto de Educação Patrimonial na Área do Projeto Bauxita de Paragominas – PA / Janice Souza Lima. Belém: MPEG / CVRD / FIDESA, 2005.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ARGAIN, Giulio Carlo, 1909-1992, Arte Moderna, São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BUORO, Amélia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ/ Fadesp/ Cortez, 2002.
PILLAR, Analise Dutra. A Educação do Olhar no Ensino das Artes, Porto Alegre: Mediação, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário